Quem compra um carro novo ou usado tem toda a intenção de tirar o máximo proveito do seu veículo. Entre outras coisas, isso significa mantê-lo em condições de dirigir pelo maior tempo possível, ou pelo menos até que possam fazer upgrade para um carro que tenha recursos e capacidades melhores. No entanto, muitos proprietários de automóveis simplesmente não tomam as medidas necessárias para maximizar a vida útil de seu veículo e, como resultado, encontram sérios problemas mecânicos que poderiam ter sido evitados com um pouco de manutenção preventiva.
Sustentar as virtudes da manutenção preventiva é fazer uma afirmação de que poucas pessoas discordariam – afinal de contas, todos nós já ouvimos o velho ditado de que um grama de prevenção bate um quilo de cura. Na prática, no entanto, muitas pessoas deixam as coisas passarem. Parte do problema é o compreensível desejo humano de manter seu dinheiro, mas a manutenção preventiva não custa uma quantia substancial de dinheiro – e compensa a longo prazo, evitando gastos mais caros no futuro.
Dito isso, ficamos com a pergunta óbvia: o que deve incluir seu programa de manutenção preventiva? O que exatamente precisa ser feito para garantir que seu carro permaneça pronto para a estrada? Abaixo, listamos algumas sugestões amplamente demonstradas como altamente eficazes na promoção da boa saúde dos carros.
Antes de chegarmos a isso, no entanto, é importante mencionar que você não precisa descobrir como realizar a maioria desses procedimentos sozinho (embora o proprietário do carro consciente do orçamento que não se importa em sujar as mãos possa desejar fazer isso). Você pode ter muitas dessas tarefas realizadas de forma barata pelo seu mecânico de automóveis de vizinhança amigável. Levar seu carro até a loja pode custar-lhe um pouco de dinheiro, mas, como já dissemos, não executar tarefas de manutenção acabará por lhe custar muito mais. A pior solução possível é simplesmente ignorar completamente essas recomendações.
Verifique o manual do proprietário
Um dos equipamentos mais importantes do seu carro não está sob o capô – está no porta-luvas. Estamos nos referindo ao manual do proprietário, que contém informações específicas sobre o modelo e a marca do veículo que você dirige.
Que tipo de combustível o fabricante recomenda? Você pode usar correntes em seus pneus em condições de neve sem anular a garantia? As respostas a essas perguntas e muito mais devem estar nas páginas do manual do proprietário, e é por isso que você precisa se familiarizar com elas.
Verifique a pressão dos seus pneus
Aqui está uma questão cuja importância tende a ser seriamente subestimada. Pneus underinflated desgastam-se mais rapidamente do que os corretamente inflados. A pressão insuficiente dos pneus também contribui para a má quilometragem do gás. Da mesma forma, no entanto, você precisa se certificar de que seus pneus não estão sobrecarregados – o que aumenta o risco de uma explosão, que não é algo que você queira experimentar enquanto viaja 70 mph pela rodovia.
Você precisa manter seus pneus inflados de acordo com as especificações do fabricante. Por essa razão, é uma boa ideia dar uma olhada nos pneus uma vez por mês – ou talvez mais cedo, se você costuma dirigir em condições adversas. Você também pode comprar um medidor de pressão de pneu para fornecer dados mais precisos sobre o que está acontecendo dentro de suas rodas.
Gire seus pneus
Enquanto estamos no assunto de pneus, você deve tentar fazê-los girar periodicamente. Se você não tiver clareza sobre o que isso significa, a prática de rotação de pneus envolve tirar cada pneu e colocá-lo de volta em outro local: por exemplo, trocando os pneus esquerdo e direito. O objetivo disto é garantir que os pneus sustentem o desgaste uniformemente, o que prolonga sua vida útil.
Mude seu óleo
Durante décadas, os proprietários de carros foram bombardeados com a mensagem de que o óleo de seu veículo precisava ser substituído a cada 3.000 milhas ou a cada três meses, o que ocorresse primeiro. A boa notícia é que, em geral, os carros realmente não precisam de serviço de petróleo com tanta frequência.
Então, com que frequência você deve trocar o óleo? Tudo depende da marca e modelo do seu veículo. A resposta deve estar no manual do proprietário sobre o qual falamos anteriormente. Na maior parte, entretanto, os carros podem sair com uma troca de óleo a cada seis meses ou 5000 milhas – embora, novamente, passar muito tempo em trânsito ou outras condições difíceis de dirigir signifiquem que você deve trazer seu carro mais cedo que isso.
Se você não tem certeza de quantas vezes deve trocar o óleo, é melhor ficar do lado da precaução e trazê-lo cedo. Entre as mudanças, é uma boa ideia verificar o óleo periodicamente para identificar quaisquer problemas que possam estar se desenvolvendo, como um vazamento lento que esgota gradualmente os níveis de óleo.
Mude seus limpadores de pára-brisa
Isso não é tão importante quanto as outras tarefas de manutenção que mencionamos, mas é tão fácil e barato de realizar que não há desculpa real para não fazê-lo. Se seus limpadores estiverem deixando marcas no pára-brisa, é hora de substituí-los. Limpadores funcionando mal apresentam um risco de segurança, já que eles não podem efetivamente limpar líquidos e partículas do pára-brisa, prejudicando sua visão enquanto você dirige.
Mude seus hábitos de condução
Este é outro exemplo de uma mudança que não requer nenhum tipo de conhecimento mecânico. Se você quiser minimizar o desgaste do seu veículo, você precisa exercitar bons hábitos de direção. Isso inclui desacelerar ao se aproximar de lombadas e evitar velocidade excessiva. Muitos motoristas nem percebem que seu carro e seus vários componentes suportam mais desgaste em velocidades mais altas e, com o tempo, isso causa envelhecimento mecânico prematuro.
Mude o seu cinto de distribuição
Se a sua correia dentada falhar enquanto você estiver dirigindo, você poderá realizar alguns reparos sérios – além de substituir o cinto, você pode ter que consertar outros componentes danificados por sua súbita falha. Consulte o manual do proprietário para sua programação de substituição. Como regra geral, você deve esperar substituir o cinto a cada 60.000 milhas ou mais.
Mude o filtro de ar do seu motor
O filtro de ar é outro componente cuja programação de manutenção dependerá da recomendação do fabricante no manual do proprietário. Tenha em mente que a condução frequente em condições adversas, como estradas de terra, obstruirá seu filtro de ar rapidamente, e se esse for o caso com você, considere um substituto mais cedo do que o programado.
Encha o líquido refrigerante do motor
O líquido refrigerante é o fluido responsável por evitar que o motor derreta por calor excessivo durante o uso e, por razões óbvias, isso não é algo a ser ignorado. Um dos perigos que você precisa observar é um vazamento que drena lentamente o líquido de arrefecimento do motor, até que, de repente, o medidor de temperatura está subindo rapidamente para o vermelho enquanto você está a caminho do shopping center.
Verifique debaixo do seu carro de vez em quando para ver se algum líquido está vazando. Enquanto você está nisso, você pode dar uma olhada no seu reservatório e sob a tampa do radiador para se certificar de que você tem uma quantidade adequada de refrigerante. Pode ser uma boa ideia manter um refrigerante de 50/50 (disponível em qualquer loja de materiais automotivos) para aquelas ocasiões em que você está ficando um pouco mais baixo.
Seja o que for que você faça, certifique-se de não checar seu líquido refrigerante enquanto seu motor ainda está quente – você pode facilmente ser escaldado pelo fluido.
Verifique sua bateria
Uma bateria de carro morto não é uma ideia de diversão para ninguém, já que qualquer um que tenha ficado encalhado ao lado da estrada pode lhe dizer. Felizmente, muitas lojas de automóveis oferecem testes de bateria a um preço bastante razoável. Esta é uma boa maneira de detectar problemas com sua bateria antes de chegar ao ponto em que você tem que pagar por um caminhão de reboque. Como regra geral, as baterias dos carros devem ser substituídas a cada quatro ou cinco anos, portanto, se a sua estiver nessa faixa etária, você precisa ficar de olho nela e preparar-se para comprar uma nova.
Necessita de uma ajuda? Entre em contato com a Reboque Contagem.
O post DICAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA MANTER SEU CARRO EM BOAS CONDIÇÕES apareceu primeiro em Reboque Contagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário