quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Dicas de manutenção para carros antigos: evite despesas caras

Tratar bem o carro com a devida manutenção resultará em uma propriedade recompensadora a longo prazo, poupando os custos de comprar um veículo novo antes do necessário. 

Eu vou lhe dizer como estou mantendo meu carro de 18 anos funcionando tão bem quanto novo, e como ele é bom o suficiente para durar mais 100.000 milhas. 

Os veículos foram construídos muito melhor nos últimos 20 anos do que nas décadas anteriores. Mais pessoas estão segurando seus carros antigos mais do que nunca. Isso pode ser devido à economia e à situação do trabalho, mas isso é mais uma razão para se agarrar ao seu carro antigo.

Benefícios de manter seu carro velho

Manual do usuário do seu carro dá-lhe um cronograma para manter certas coisas. Siga as recomendações do fabricante. Isso ajuda a prolongar os anos úteis do seu carro.

Aqui está uma pequena lista:

  • Troque o óleo e o filtro de óleo rotineiramente.
  • Mantenha todos os fluidos preenchidos corretamente. Isso pode ser incluído nas trocas de óleo.
  • Substitua as velas de ignição.
  • Substitua o refrigerante.
  • Verifique o fluido de freio.
  • Gire os pneus conforme recomendado pelo fabricante do pneu.
  • Verifique a pressão dos pneus de todos os pneus uma vez por mês e antes de longas viagens.
  • Não se esqueça do pneu sobressalente ou donut; verifique sua pressão também.
  • Outra manutenção, conforme necessário, conforme o cronograma recomendado.

Já tenho mais de 100.000 milhas no meu carro. Na próxima seção, explicarei o que eu fiz recentemente para ter certeza de obter mais 100.000 milhas.

Mude a correia dentada do motor após 100.000 milhas

A correia dentada ou corrente liga o virabrequim à árvore de cames. Ele controla o tempo das válvulas em um motor de combustão interna. 

Existem dois tipos de motores: interferência e não interferência. Eu tenho um carro com um motor de interferência. Se minha correia dentada quebrar durante a condução, o motor será danificado e precisará ser substituído. Isso é caro! 

Veículos que não possuem um motor de interferência não sofrerão muito dano quando a correia dentada quebrar. Ele só vai parar de correr. O carro ainda precisará ser rebocado, mas o reparo exigiria apenas a substituição da correia dentada, e não um motor totalmente novo.

Confira o manual do proprietário para ver qual tipo de mecanismo você tem. Se você tiver um motor de interferência e tiver atingido 100.000 milhas, deverá substituir a correia dentada antes que ela se quebre. Se você não tiver um motor de interferência, ainda deve planejar a troca da correia dentada, a menos que esteja ansioso para ser rebocado algum dia, possivelmente em um momento inconveniente. 

Eu decidi que era hora de fazê-lo e eu trouxe meu carro para a minha loja de automóveis local para evitar chances de explodir meu motor.

Como economizar em mão de obra

Você pode economizar gastos futuros com mão de obra fazendo várias coisas ao mesmo tempo em que a correia dentada é trocada. Pedi ao mecânico para fazer o seguinte junto com a correia dentada:

  • Mude todos os cintos
  • Troque a bomba de água
  • Lave o sistema de arrefecimento

Isso economizará dinheiro a longo prazo. Uma vez que eles têm que remover todos os cintos de qualquer maneira para chegar à correia dentada, não há custo adicional de mão de obra para colocar novos cintos. Um deles pode estar quase pronto para quebrar um dia, e eles não são caros se forem feitos junto com o resto do trabalho.

Se eu precisasse do cinto que alimenta o compressor AC mais tarde, então eu pagaria o trabalho caro novamente. Portanto, posso também ter todos os novos cintos agora.

A mesma lógica vai para a bomba de água. Seria caro trocar a bomba de água se alguma vez ela fosse quebrada. Enquanto a correia dentada está sendo alterada, o trabalho já está incluído.

Por fim, é lógico que o sistema de resfriamento esteja descarregado, pois é necessário drená-lo para trocar a bomba. Não há custo extra para fazer isso junto com a correia dentada e a substituição da bomba de água.

Coisas que você pode fazer você mesmo

  • Troque os limpadores quando estiverem desgastados.
  • Aspirar o interior e limpar couro e vinil com um limpador adequado.
  • Mantenha a inflação adequada do pneu (mantenha um manômetro no porta-luvas).
  • Não esqueça de verificar a pressão no pneu sobressalente (donut).
  • Verifique todas as luzes (dentro e fora) para ter certeza de que nenhuma delas está queimada.

Use um tanque de gás de alta octanagem uma vez por ano

Uma vez por ano encher um tanque cheio com gás de alta octanagem. Isso irá limpar a sujeira dos pistões e do conversor catalítico. Estas são duas das coisas mais caras para reparar e substituir. Mantê-los livres de acúmulo ajuda a manter o carro funcionando limpo e com mais eficiência.

Eu tenho uma prova pessoal. A luz do meu mecanismo de verificação chegou sete anos atrás. Meu mecânico disse que era meu catalisador e custaria US $ 650 para substituir.

Peguei um scanner de diagnóstico de baixo custo para ler os códigos de problemas do mecanismo de verificação no computador do carro. Eu vi que ele estava me dizendo a verdade. No entanto, em vez de substituí-lo, enchi-me com um tanque de gás de alto teste.

A luz do motor da verificação nunca voltou, e já faz sete anos desde então sem problemas. É claro que o conversor catalítico pode, de fato, ser danificado, e se é que você precisa de um novo, mas em alguns casos, ele é preenchido apenas com gás e gás de alta octanagem limpa isso.

Para mais conforto, substitua o filtro de ar da cabine

Muitas pessoas não sabem que a cabine de passageiros de muitos carros tem um filtro de ar. Isso fica sujo depois de vários anos e precisa ser substituído.

Você pode encontrar filtros de ar de cabine de substituição que são ainda melhores que os padrões instalados em carros novos. Alguns fabricantes de automóveis fornecem filtros de papel como padrão, mas eu sugiro obter filtros de carbono ao substituí-los. Eu comprei o meu feito pela FRAM.

Substituir o filtro da cabine é um pouco tedioso, mas é um trabalho que você mesmo pode fazer. Com alguns carros, há muitos parafusos e encaixes para remover para chegar ao filtro.

Eu fiz uma pesquisa no Google para encontrar um vídeo do YouTube mostrando como alterar o filtro de cabine no meu carro. Você pode encontrar um vídeo “faça você mesmo” para praticamente qualquer veículo. Basta fazer uma pesquisa no Google por “YouTube alterando o filtro de ar da cabine” e incluir sua marca de carro.

Pegue o filtro de substituição correto para o seu carro particular em qualquer loja local de autopeças. Você também pode encontrar o caminho certo para o seu carro na Amazon. Em seguida, siga as instruções do vídeo do YouTube que você encontrou com sua pesquisa.

Minha experiência pessoal Mudando o filtro de cabine

Demorei uma hora. Eu tive que voltar e ver o vídeo uma segunda vez enquanto eu estava fazendo isso. Além dos parafusos, meu carro tinha um monte de snaps que seguram o painel no lugar, mas cada carro é diferente. Eu tive que puxar com força depois de remover os parafusos para tirar o traço desalojado dos snaps. Então, quando eu coloquei tudo de volta, eu esqueci de substituir uma chave que passa por baixo do painel. Eu tive que desfazer tudo novamente para colocar a chave de volta. Portanto, sugiro que você preste muita atenção ao vídeo que lida com seu carro. Assista algumas vezes antes de começar. No meu caso, os filtros não estavam tão sujos assim. Eu acho que é porque eu sempre tenho que “reciclar” o ar da minha cabine. Eu prefiro fazer isso em vez de soprar o ar de fora e sugar a fumaça de outros veículos.

Depois que eu troquei o filtro da cabine, descobri que poderia deixar a reciclagem do ar interno, já que ter ar fresco do lado de fora é legal agora. Já não sinto mais o cheiro da fumaça da rua porque os novos filtros que eu coloco são filtros de carbono, definitivamente muito melhores que os velhos filtros de papel que vieram com o carro.

By the way, eu tive que substituir dois filtros. Alguns carros só têm um, então verifique o manual do usuário do seu carro antes de comprar novos.

Eu notei que nada impede você de colocar os filtros para trás, então prestei muita atenção nas setas mostrando a direção do fluxo de ar. Não cometa esse erro.

Para uma beleza duradoura: arranhar arranhões antes que enferrujam

Os arranhões do corpo tendem a aparecer quase por magia. As pessoas encostam em seu carro em estacionamentos. As pessoas abrem as portas ao seu lado e batem no seu carro.

Até o tempo tem muito a ver com isso. Salve, cascalho de estrada, você nomeia isto. Existem elementos ásperos no ar que põem manchas na superfície do seu carro.

Descobri que, com o tempo, esses defeitos e arranhões crescem e até enferrujam. É importante impedir a propagação desses pontos de ferrugem. Uma maneira é usar unha polonês, mas isso aparece quando visto em um ângulo.

Descobri que a Quixx faz um ótimo kit de remoção de riscos que inclui o tipo certo de lixa e a tinta certa para sua marca e modelo de carro. Funciona bem e mantém o exterior limpo e fresco. Você pode encontrá-lo em sua loja local de peças de veículos ou na Amazon.

Cuidados com o carro adequado é gratificante

Em vez de comprar um carro novo, você pode cuidar do seu carro antigo de forma adequada e durar muitos anos recompensadores. Guarde o dinheiro no banco ou faça um bom investimento que crescerá enquanto desfruta de muitos mais anos de valor do seu carro atual.

 

O post Dicas de manutenção para carros antigos: evite despesas caras apareceu primeiro em Reboque Contagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário